O processo de coleta é o primeiro passo e é disso falo sucintamente hoje. Antes de sair fazendo uma lista de tarefas à fazer, você precisa "desafogar" a mente: tirar de sua cabeça tudo o que você considera incompleto ou que precise de atenção.
A explicação para isso é que temos tanta coisa por fazer que muitas vezes nosso cerébro nos manda recados quando não podemos agir sobre o assunto, mas ele, o pensamento, fica ali, latente, piscando, acendendo uma luzinha, dizendo que há algo pendente e não nos deixa descansar enquanto não tomamos alguma providência.
Segundo está escrito na orelha do livro:
"A premissa de Allen é simples: nossa capacidade de ser produtivos é diretamente proporcional à nossa capacidade de relaxar. Só quando nossas mentes estão claras e nossos pensamentos organizados é que podemos atingir a produtividade sem estresse e liberar o nosso potencial criativo."Para darmos o primeiro passo para ter a "mente clara como água" - outro termo que ele usa - é preciso passar pela fase da coleta, que se divide em física e mental. Para fazer a coleta mental, saia anotando tudo o que você tem à fazer e tudo o que vier à tona: compromissos, preocupações, idéias, lembretes, tarefas, planos, projetos... sem se importar se é besteira, importante, urgente ou não. Procure anotar cada coisa em uma folha de papel. A grande mágica é que só depois você vai decidir o que fazer com cada coisa, se é que há alguma coisa a fazer, rs - Vixe, quanta "coisa"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quero saber sua opinião. Mas veja que embaixo do formulário está escrito "comentar como: Selecionar perfil".
Clique para escolher uma das opções para se identificar.