Definitivamente, são as emoções, mas aquelas provocodas pelas incertezas, que dão um tempero todo especial à vida! Vou resumir os ultimos acontecimentos.
Em maio eu dei uma travada. Ter momento(s) de desequilíbrio é comum em mestrandos e doutorandos. Fiquei uns 15 dias assim, sem conseguir render nos estudos e sem entender direito o porquê. Era um período de avaliações e fiquei na corda bamba em todas as disciplinas do primeiro semestre. Medo de ser jubilado: de acordo com o regimento, se perder em duas, tá fora.
Hora de tomada de decisão. Considerei o contexto, analisei as implicações, as incertezas, e vi que era preciso perseverar. Procurei ajuda, derramei sangue, suor e lágrimas para salvar a pátria. Agora estamos cursando as disciplinas do segundo semestre sem saber os resultados do período anterior.
Em uma delas (econometria), já sei que fui aprovado. Em outra, Já sabendo que os resultados demorariam a sair, por precaução, me inscrevi de novo na seleção da ANPEC. Daí conversei com o professor de métodos quantitativos: pedi que ele me avisasse com antecedência, pois eu dependia da informação pra decidir se estudaria para a seleção ou continuava concentrando meus esforços apenas nas matérias vigentes do mestrado. Como um bom filme, o tempo passou e mateve-se o suspense.
As provas da ANPEC aconteceram essa semana, dias 29 e 30 de setembro...
Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas bem no estilo Joseph Climber!
Vejam o flashback: há cerca de 15 dias (meados de setembro/2010) visitei um oftalmologista com a intenção de trocar os óculos e/ou verificar a possibilidade de me livrar da miopia, e ver por que minha lente de contato esquerda estava incomodando (parei de usar faz uns 3 meses). Me pediu trocentos exames, e resolvi que iria faze-los depois das eleições. Voltem do flashback.
Só que, repentinamente, na sexta-feira da semana passada (dia 25/09) comecei a enxergar muito embaçado com o olho esquerdo e a quantidade de mosquinhas e cobrinhas passeando pela visão aumentara consideravelmente.
Resolvi antecipar os exames, marquei um deles para a segunda (27/09). Chegando lá, o médico 02 disse que eu estava com um rasgo na retina acompanhado de uma pequena hemorragia. E era pra eu ficar em "repouso absoluto" e entrar em contato com o plano de saúde imediatamente a fim de fazer um procedimento na tentativa de evitar a evolução para um deslocamento de retina (que poderia ocorrer a qualquer momento, tal e tal).
Depois de muitas ligações, as duas datas mais próximas disponíveis para realizar a tal fotocoagulação à laser era quarta-feira, 29/09 (dia da prova da ANPEC!) ou então para oito dias depois.
Contatei o médico que fez o diagnóstico, expliquei o dilema, perguntei se eu poderia esperar mais um pouco. Ele me disse que havia explicado bem a urgência do problema. Aconselhou que eu desse prioridade ao que fosse mais importante pra mim.
E agora, advinha, será que fiz a prova (correndo o risco de ficar cegueta) ou fiz o procedimento (deixando de me precaver quanto ao mestrado)?!?

Solidário por aqui. O que quer que tenha acontecido, aconteça!
ResponderExcluirSorte!!!
Valeu pela força! Amanhã voltarei ao médico e conto aqui o que se assucedeu.
ResponderExcluir