Dicas para estudantes móveis
Em determinado momento ela fala:
- Use seu PDA como gerenciador de atividades acadêmicas. Na seção de tarefas ou calendário, anote todas as provas e trabalhos, bem como os prazos de entrega. E configure alarmes. Nunca mais você perderá nota porque se atrapalhou com os prazos.
E é aqui que faço um adendo, seguindo a metodologia Getting Things Done:
Para o Calendário vão compromissos com hora ou data marcada. Para o Tarefas vai tudo aquilo que queremos fazer o mais rápido possível, mas não tem uma data final que DEVE ser obedecida.
Se você é estudante, além de ler o artigo da Bia, dê uma olhada no que escrevi sobre os usos do calendário, e de lá siga para a conversação que se estabeleceu no GTDbr.
Profissional de Finanças
Achei que seria interessante deixar essa dica aqui. Vai interessar a quem é da área de economia e finanças, controladoria, e curiosos afins.
Essa é uma das primeiras listas de discussão que participei. Coordenado por José Luis Amâncio, o grupo de discussão Profissional de Finanças tem um banco de conhecimento respeitável: são quase 18 mil mensagens e mais de 27.500 visitas acumuladas desde 2001! Usando o mecanismo de busca do site dá pra achar muita coisa boa lá.
Apesar disso, nos últimos tempo o grupo deu uma esfriada. Minha opinião é que é preciso retomar o foco em discussões e colaboração. Se você quiser somar ou multiplicar, deixo o convite.
"É o ponto de encontro dos profissionais da área de finanças - leitores da VOCÊ S/A. Ideal para quem deseja trocar idéias sobre práticas do mercado, carreira em finanças, compartilhar arquivos e conhecimentos e realmente "Fazerem a diferença !"(Clique aqui para chegar lá).
--------------------------------------------------------------------
Já Cotei: Calculadora Financeira :: Livros de Finanças
--------------------------------------------------------------------
Mais GTD na blogosfera, em português
Como de costume*, passo pra deixar registrado o que têm-se falado na blogosfera sobre Getting Things Done - em português:
=> O depoimento de André Valongueiro, dividido em três partes, sobre os ganhos de produtividade que ele alcançou com o GTD e tendo a vaquinha como instrumento principal.
=> Tem também o Rodrigo Maués, manauense usuário de Mac OSX, com uma série de artigos. Ele consegue sincronizar notebook, Treo e caderno.
=> Walmar Andrade - escreveu bastante. Fez uma resenha do segundo livro de David Allen, e agora fala qual o impacto que o GTD teve em sua vida, depois de quatro meses utilizando o sistema.
=> E Rodrigo Stulzer, do Empirical Empire, contou como foi sua saga para implementar o sistema, e diz que pôde esclarecer alguns pontos com a ajuda do Grupo de Discussão.
Além destes, não poderia deixar de relembrar:
=> Antônio Azevedo fez um artigo-resumo explicando detalhadamente a metodologia. No tempo em que o livro permanecia fora de catálogo, foi a explicação mais sistemática disponível em português.
=> A definição de Getting Things Done - A arte de fazer acontecer, dada pelo próprio autor. Nada melhor que ler a explicação de quem criou a metodologia, não é? Tradução feita pelo controller Valdemir Fernandes, membro do GTDbr.
=> A Entrada sobre GTD na Wikipedia (em português), com vários links.
Deixei passar alguma coisa? Comentários! :)
-------------------------------
* Confira aqui e cá.
---------------------------------------------------------------------
Já cotei: Livro a Arte de Fazer Acontecer :: Palmtops e pdas
Arquivo de Referência Geral A-Z - Guardando a papelada

Eu gostei muito da idéia. Como não achei nada pronto que se encaixasse no que eu precisava, peguei uma caixa de papelão e fiz eu mesmo o meu Arquivo Geral. Mas achei que não precisava colocar cada papel, panfleto, documento, apostila, em pastas separadas - bastava etiquetá-las com post-its e dispô-las de A a Z. Fiz o teste. Advinha como ficou a caixa amarela?
Pronto! Agora ficou fácil encontrar o que está lá. A tendência é esse arquivo crescer e crescer. Algumas pessoas costumam cadastrar numa planilha eletrônica ou num banco de dados tudo o que entrar no Arquivo, mas eu não senti necessidade de fazer isso.
Lá no grupo GTD Brasil - GTDbr esse assunto foi discutido a alguns meses. A Cynthia usa um arquivo temporário de maneira diferente, e Natália prefere usar pastas com elástico. Assim que eu encontrar os links, adiciono aos comentários.
Pra saber mais, recomendo ler o livro, capítulo 07: Organizar - como definir os compartimentos certos. Procure por "Como organizar dados não passíveis de ação.
Capital X Interior
Sempre que escuto isso, costumo dizer que a diferença entre a capital e o interior é o tempo que se gasta com deslocamento. Em outras palavras, no interior trabalhamos mais, ou nos
David Allen diz que podemos aproveitar as pequenas
- O que você costuma fazer quando está preso(a) no trânsito?
- O que você costuma fazer (além de esperar) quando está numa fila, especialmente aquele tipo de fila onde se fica em pé e demoooora?!?
- O que você costuma fazer durante aqueles 5 minutinhos entre uma atividade e outra?
Participe comentando aqui mesmo, ou lá no grupo GTDbr.
Resiliência, por Cláudia Riecken
Chegou ontem à tarde uma encomenda que eu estava esperando e tem tudo pra ser um dos meus livros de cabeceira:SobreViver - Instinto de Vencedor - Os 12 Portais da Resiliência e a Personalidade dos Sobreviventes.
Resiliência é um conceito emprestado da física, e pode ser definida como a capacidade para lidar com o stress, enfrentar e superar adversidades e resistir à pressão sem perder a cabeça.
O livro fala que essas características podem desenvolvidas. Diz que o segredo está no bom humor, na autoconfiança e no jogo de cintura.
Assim que eu terminar a leitura (ainda vou começar, he he he), darei minha opinião fazendo uma espécie de resenha. Enquanto isso, para saber mais sobre resiliência e sobre o trabalho da autora, veja:
Entrevista para a revista Você S.A., de março de2007:
- Só os flexíveis sobrevivem - "Os resilientes são paradoxais. Podem ser organizados ou bagunceiros, decididos ou contemplativos (...)"
- Gerenciando Expectativas - como motivar a sua equipe (11/5/2005) - Recomendo muitíssimo. Fiquei fã da Cláudia Riecken depois deste workshop.
- A estrutura emocional do empreendedor brasileiro,Todo mundo pode mesmo empreender? (13/9/2006)
Minha memória RAM virou papel!
O conceito de "Memória RAM" diz que ela é volátil, transitória. É memória de trabalho, onde são carregados os programas e processadas a informações.
O ponto em que quero chegar é: se gastarmos nossa memória RAM pra lembrar das coisas que temos que fazer, em vez de usar essa energia realmente fazendo, raciocinando, produzindo, então isso vai sobrecarregar o "sistema"
Como sabermos, uma das prerrogativas para ter a mente clara como água é... tirar tudo de dentro da cachola! Pois bem...
Estou condicionado a anotar o que vou fazer imediatamente depois, ou o que estou fazendo no momento. Se eu não anotar, provavelmente vou esquecer. Isso acontece principalmente nos dias em que o corre-corre é maior; as interrupções, constantes. Nesses momentos, simplesmente não dá pra sacar o pdaphone (palmtop + celular) e anotar. É preciso algo mais instantâneo:
Carrego folhas de papel em branco, dobrados no estilo pocketmod. Tenho usado vários deles, ao longo do dia, para fazer anotações rápidas e descartáveis, pequenos lembretes que serão úteis logo em seguida, etc...
Na verdade, esses bloquinhos tem sido a salvação de minha "Memória RAM". Assim, fico liberado pra focar no que é importante. Ou urgente.
Off Topic: Aniversário
Semana passada cantei/ cantaram "parabéns pra você", digo, para mim :) Em comemoração, deixo de presente aqui pra vocês um vídeo from Youtube, de uma banda mexicana chamada Café Tacuba, ou Café Tacvba. A música chama-se "Ojalá Que Llueva Café", originalmente cantada por Juan Luis Guerra.
Ah! Breve este blog vai comemorar dois anos!
Cinco passos para fazer qualquer coisa acontecer
Então eu criei um exemplo a partir de uma conversação anterior:
"(...) suponha que vc está cuidando do jardim e pensa: "quero doar a Barsa para alguma escola pública". O que vc faria? Largaria as plantas e sairia imediatamente para encaixotar a enciclópédia e levar até a escola mais próxima? E se, no meio do caminho, vc lembrar que quer colocar as cobertas pra tomar sol, vai voltar do meio do caminho?"
Parece um samba-do-crioulo-doido, não é? Veja como desenrolar isso na lista de discussão GTD Brasil.
Em seguida a Sílvia-BH falou (escrevendo):
- Enoch deu um exemplo de como o mesmo projeto passa pelas cinco fases, entre ser pensado e efetivamente concluído. Meu exemplo é um pouco diferente, as cinco fases acontecem com vários ítens ao mesmo tempo: (que tal ver como é isso lá no GTDbr? )
--------------------




